Fósseis de Idade do Cretácico e do Miocénico


O que são fósseis de idade?
Fig 11. Fósseis de ostras
Fig12. Fósseis Marinhos
São fósseis correspondentes a seres vivos pertencentes a grupos que sobreviveram durante intervalos de tempo curtos e tiveram uma grande área de dispersão.


Os Fósseis que podemos observar nas duas camadas são bastante diferentes, existe uma maior abundância de fósseis nas camadas calcárias do Miocénico do que nas camadas calcárias do Cretácico.
Existem muitos fósseis de ostras nos estratos do Miocénico agarrados as rochas como as lapas o fazem hoje em dia.


Esses fósseis permitem, com base no princípio das causas actuais, correlacionar os ambientes actuais, onde vivem organismos com uma ecologia semelhante à desses fósseis, com os ambientes antigos. Por exemplo, a descoberta de fósseis de limneia (um molusco com concha "ostra") num estrato, permite considerar que esse estrato se formou num ambiente lacustre, uma vez que as limneias actuais vivem em lagos ou charcos. Os melhores fósseis de ambiente caracterizam-se por pertencerem a seres que ocuparam ambientes muito específicos e que sofreram poucas alterações evolutivas, podendo ser directamente relacionados com organismos actuais.

Estes animais agarram-se ás rochas e criam estruturas bioerosivas, ou seja, a erosão da rocha é feita através dos organismos. Todos os “buracos” que podemos observar nas rochas sob a inclusão da Praia da Foz são locais onde estes animais estavam fixos.